A Magia do Baralho Cigano
O Baralho Cigano:

Para um povo que sempre teve suas próprias tradições e seus mistérios, os Ciganos resolveram criar um novo jogo, com base no tarot que conheceram no Egito. O novo Oráculo, porém, foi confeccionado repleto de símbolos ligados à Magia do Povo do Oriente ou Linha do Oriente, corrente espiritual que os guia e protege. A este novo Tarot,

os Ciganos deram o nome de Iniciático ou Cigano.
Naquela época, as lâminas eram pintadas à mão e passavam como herança entre os membros de uma mesma família (normalmente entre as mulheres, até em razão de
serem elas as responsáveis pelo jogo dentro da tribo). Este procedimento garantiu o segredo deste Tarot por muitos séculos.

O Baralho Petit Lenormand:
Existe uma verdadeira aura de mistério envolvendo a associação deste Baralho, criado por Mll. Lenormand com o Baralho Cigano propriamente dito. Para ser justo com as duas explicações correntes, vamos reproduzi-las aqui.

A primeira explicação dada a essa controvérsia é a de que Mlle. Lenormand, que nasceu na França, em 1772, teve acesso ao Baralho Cigano e, analisando-o, criou o seu próprio Baralho e método.

Só que, então, os Ciganos teriam dois tipos de Baralhos com que trabalhavam, um verdadeiro, usado exclusivamente dentro das tribos e um outro, mais popular, usado para consultar os não-Ciganos.

O Baralho então visto por Mlle. Lenormand, teria sido essa versão popular. Para manter a versão original intacta, no entanto, os Ciganos teriam se calado quanto a esse engano, fazendo-a acreditar ter copiado o Baralho verdadeiro.

Uma outra versão, exatamente oposta, conta que Mlle. Lenormand criou um Baralho com 36 Cartas, o qual teria agradado muito ao Povo Cigano, pois era feito com imagens do cotidiano.

Tamanha identificação fez com que começassem a usá-lo, difundindo-o pelos lugares por onde passavam. Passou-se o tempo e o antigo Baralho Lenormand ficou esquecido, pelo menos no nome, já que passou a ser chamado (essa versão cigana), de Baralho Cigano.

A Cartomancia:
É importante não confundir o Tarot Cigano ou Baralho Cigano, com a Cartomancia, que é um método que utiliza as Cartas do Baralho comum, e que teve a sua origem totalmente diferente.

As Cartas do Baralho que conhecemos e utilizamos em nossa diversão, surgiram na Europa, por volta de 1369 e 1380, e seu uso como adivinhação aconteceu, provavelmente, em 1390, isto sim, nas mãos de uma cigana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog